Investimento no Esporte: Nova abordagem do Reino Unido

Nos últimos anos, a UK Sport – UKS, agência de esportes de alta performance no Reino Unido, tem sido alvo de críticas devido à preocupação da população com o bem-estar dos atletas e a sobrecarga de pressão dela busca de medalhas. Isso porque a UKS adota uma estratégia intransigente de associar o financiamento público em determinados esportes, ao potencial de medalhas que eles podem ganhar nas Olimpíadas.

Considerando que para o ciclo olímpico de Tóquio, o valor direcionado pelo país para ser investido nos atletas de elite foi de £550 milhões, é esperado que tanto a UKS, quanto o governo britânico esperem sucesso no número de medalhas.

Entretanto, a UKS realizou uma série de consultas públicas para verificar se a população estava satisfeita com o destino do investimento público no esporte e, apesar de 61% da população concordar que o principal foco deve realmente ser a busca por medalhas olímpicas, foi considerado o temor de que mantendo o foco apenas em medalhas, os esportes “pequenos” e os projetos sociais poderiam acabar ficando de lado.

Assim, foram realizados workshops e entrevistas com atletas, stakeholders, parceiros, políticos, órgãos governamentais, representantes de mídia e com o público, que permitiram ao Conselho da UK Sport o máximo de informação para direcionar sua decisão sobre o futuro do financiamento público para o esporte.

A partir de então, a UK Sport decidiu por uma mudança significativa de estratégia e, a partir de abril de 2021 – no ciclo preparatório para Paris 2024, a estrutura de financiamento será dividida em 3 categorias:

Pódio – Destinada a atletas com chance de medalha dentro de 4 anos;

Potencial Pódio – Destinada a atletas com chance de medalha dentro de 8 anos; e

Progressão.

A Progressão é nova categoria criada e se destina especificamente aos esportes nos quais não há expectativa imediata de medalhas, permitindo que atletas deem os primeiros passos em busca de performance e envolve o tempo mais longo de investimento, 12 anos.

A UK Sport pretende manter sua nova prática de investimento para o ciclo de Paris 2014, mesmo que o montante de recurso seja menor do que o investido no ciclo Olímpico de Tóquio.

Acredita-se que essa nova alternativa dará segurança para esportes e atletas que receberão o financiamento por 12 anos, dando a eles foco e condições de treino necessárias para que o resultado possa surgir no longo prazo.

A ideia é promover a diversificação dos esportes dentro do país, podendo flexibilizar as capacidades olímpicas, ampliando ainda mais as possibilidades de medalha no futuro. Dessa forma, buscam inspirar mais pessoas em esportes diferentes, tornando o sistema todo mais abrangente.

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started